Belo Horizonte / MG - sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rastreamento Câncer Colo Uterino

   A alta mortalidade por câncer de colo nos preocupa o que leva muitas mulheres procurarem o ginecologista para a realização do "preventivo". No entanto o rastreamento para câncer de colo uterino não se baseia somente no raspado realizado pelo ginecologista do colo uterino e a realização do esfregaço para posterior análise do patologista.

  O ideal é a realização do sistema tríplice de avaliação que consiste: citologia oncótica (o raspado ou esfregaço), a colposcopia e a biópsia quando necessário.

   O que aquela solução marrom que é colocado no colo uterino? é uma solução iodetada que permite ao ginecologista observar as células que não coraram e que provavelmente apresentam alguma alteração e portanto devem ser avaliadas com mais cuidado. È um teste chamado teste de Schiller.

   E o que é colposcopia? è a visualização do colo com vários aumentos para que possamos identificar melhor essas áreas alteradas e se necessário realizarmos a biópsia para que o patologista consiga melhorar seu diagnóstico.

Vejam algumas fotos:

área iodo negativa - não corada pela solução iodetada

Área iodo negativa, ou seja, não corada pela solução iodetada.

Teste de Schiller POSITIVO

Deve ser acompanhado por colposcopia e posterior biópsia.

 

 

 

 

 

 EctropioEctropio - vulgarmente chamado de "feridinha", principal causa de ação hormonal e diante de vida sexual ativa deve ser realizado a cauterização  quando atinge grandes dimensões como da figura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Quando fazemos um rastreamento adequado dificilmente deixamos que o câncer de colo se instale de forma a se tornar irremediável. Temos que conhecer para podermos perguntar sobre a nossa saude.